segunda-feira, 5 de março de 2007

Palavras, mais que uma forma de transformação

escrevo como uma maneira de desabafar
quando estou a escrever me descubro
minhas opiniões soltas ficam formuladas
algumas coisas começam a criar sentido, outras se perdem totalmente
não escrevo com a intenção de julgar
quem sou eu para isso?
mas escrevo sim com a intenção de defender o que acredito
muitos discordam, muitos concordam, ninguém agrada a todos e não estou aqui para tentar
sou um ser humano, sou imperfeita, mas tenho uma crença, tenho sentimentos e tenho um estado de espirito
na verdade, escrever é uma palavra incorreta pois na verdade descrevo o que se passa na minha alma
descrevo o que minha visão captura, o que meus ouvidos ouvem e acima de tudo o que meu coração sente
muitos não irão entender
muitas das coisas que escrevo parecem uma opinião, enquanto muitas vezes é uma descrição, meus personagens são pessoas, nem sempre sou eu
minhas estórias de alguma forma são verídicas
os finais são incertos, quando ponho fim no que escrevo a vida dá uma continuidade
não sou criadora, sou contadora ou observadora
não me considero certa, nem errada
o que eu escrevo pode ser apenas momentaneo
minha opinião pode mudar
há quem consiga diferenciar opiniões de caráter
estado de espirito de sentimentos
mas estou descobrindo algo que está me mudando
eu apenas escrevo e quando leio parece que eu me disse algo que não sabia
e quando releio tiro outras conclusões da mesma coisa que escrevi
quanto mais escrevo mais me levo a perguntar, a ter dúvidas e minhas dúvidas me levam a escrever, parece um ciclo e é vicioso
e estou gostando de me viciar nas palavras
não sei até onde quero chegar, mas as vezes apenas me dá vontade de deixar as palavras me levarem
se escrever der tanto prazer para os outros como dar para mim, aconselho que todos escrevam
apesar que nem todos que querem podem, muitos não tem oportunidade nem de ler
dizem que quem nasce por último tem mais oportunidade de ter conhecimento, pois o que o homem levou séculos para descobrir, pode ser descoberto em um dia através de um livro
se todos escrevessem e lessem acho que o mundo teria mais oportunidades, mais conhecimento e mais compreensão
as palavras mudam tudo, a forma como elas são ditas e a forma como elas são escutadas
quando se escreve elas são registradas
elas tem o poder de quebrar a distância, não apenas de localidade, como também barreiras entre as pessoas
e deixo registrado aqui mais um momento e uma coisa a se interpretar
para alguns uma perda de tempo, para outros um tempo a ganhar

(Paula Meireles)

5 comentários:

Paulo da Vida Athos disse...

Paula.

As palavras têm vida própia você descobriu isso. Pensamos que as dominamos, mas por elas somos dominados. Cirandam em nossa alma e acabam nos levando juntos. Não adianta tentar dominá-las. Somos como você disse “contadores de histórias”, mas essas histórias não nos pertencem. São filhos e filhas de nossa alma que, sempre em gestação, os vai colocando no mundo. Gosto muito de suas digas, belas e instigantes. Cheias de força e de dúvidas, com ânsias de transformação. Mas não são as dúvidas que sobram as velas da embarcação de nossas vidas? Portanto: navegue. Como disse o poeta, viver não é preciso...


Parabéns. Mais uma vez.

Gustavo Rangel disse...

que bom q eu dormi!!
se esperasse mais um texto eu não ia nem poder aproveitar a leitura devidamente *.*

mas outra hora vou te falar melhor sobre os textos...
e essa foi a melhor declaração de amor que já li, a do amor à escrita :D

Anderson Flash disse...

nossa, paula... sabe você realmente... me dsculpe por não ter lido antes, nossa geralmente as pessoas tem sempre respostas em suas cabeças, porem eu não to achando com que palavras eu consiga expressar minha admiração por vc nesses seus escritos... fiquei em choque com uma ânsia d ler até o final, sabe são poucos autores, escritores que me fazem ter essa "ânsia" de ler, nossa não encontro palavras à altura pra expressa o que senti ao ler seu texto, torno a repetir porque ainda me sinto perplexo....
sabe, não sei o que dizer nem tenho um comentario a altura, só sei o que percebi ao termina de ler, foi e será... uma grande admiração pela pessoa que escreveu esse pequeno texto não por você ser minha amiga de longa data e que uma vez já fui meio apaixonado(talvez ainda seja um pouco), mas sim pela grande e geniosa escritora, meus parabéns.

bejus paulinha^^ ficou "great".

Gustavo Rangel disse...

Psiu, eu disse que quero mais textos pra ler, põe essa cabecinha pra pensar!
bjs

Felipe W.R disse...

Pitty

Paulinhaaaa canário belgaa , não sabia que você tinha blog ! Po também tenho , aliás , muito bacana o lance de você escrever , é um texto mais poético acho mas o meu é dia dia mesmo ! Vo add , seu link no meu Ok !
www.felipewr.blogspot.com
Bjãooo e escreva sempre